Calcule os juros

O procedimento padrão do brasileiro para comprar um bem de consumo durável novo – como uma geladeira por exemplo – é olhar apenas para o valor da parcela e verificar se cabe no orçamento mensal da família. Já é um primeiro passo mas é pouco. Basta perguntar quanto de juros está pagando no financiamento da geladeira e você vai verificar que o matuto não sabe.

É o sistema educacional brasileiro. Ou a falta de educação financeira nas escolas do país. O aluno aprende a inverter uma matriz ou resolver problemas com um polinômio mas não aprende a calcular juros. Ao calcular o custo desses financiamentos (os juros que pagamos) o consumidor pode optar pelo empréstimo mais barato, mesmo com valores e prazos diferentes. Pegamos um exemplo real:

  • Na Ponto Frio a Electrolux DF42 custa 1.705,16 e dividem em 12 vezes de 149,58; Link para o site
  • Na Fast Shop a mesma geladeira está 1.691,46 e dividem em 6 vezes de 299,83; Link para o site
  • O consumidor optará pelo parcelamento pois não tem grana para pagar à vista

Então, qual a dívida mais barata?

Abre o Excel, digita =TAXA(12;-149,58;1705,16) e aperta o Enter. Vai aparecer 1%. Volte o cursor para a célula com a fórmula (com o mouse ou no teclado usando a seta pra cima) e clique 2 vezes no botão “aumentar casas decimais”, vai aparecer 0,80%. Essa é a taxa de juros mensal que você pagará no financiamento da geladeira na Ponto Frio.

Agora faça o mesmo procedimento, digite =TAXA(6;-299,83;1691,46) … Vai aparecer 1,79%. Ou seja, apesar de à vista ser mais barata na Fast Shop, para comprar tal geladeira financiada o consumidor deve escolher o financiamento da Ponto Frio, onde a taxa é menor.

Taxas Juros

Notas sobre os sites:

  1. O site da Ponto Frio traz a inscrição “sem juros”. Bobagem. O valor indicado de 1.794,90 é o valor final do financiamento (qtde parcelas x prestação mensal). Repare que o valor à vista indicado mais abaixo é 1.705,16, valor utilizado no cálculo. A maioria dos sites faz dessa forma.
  2. Já o site da Fast Shop é mais transparente. A loja indica os juros cobrados, que verificamos estar correto (1,79% ao mês), coloca uma tabela com uma explicação básica dos valores (clique em “por que juros”) e, ainda, uma outra tabela com as parcelas de 2 a 12 vezes (clique em “Ver outras formas de pagamento e parcelamento”).
  3. Inserimos na imagem do post (acima) a simulação com 12 vezes na Fast Shop, onde percebe-se com maior facilidade (pois o número de prestações é o mesmo) que a Ponto Frio cobra mais barato.

Notas sobre os cálculos:

  1. Repare que o valor das parcelas entram com o sinal negativo pois trata-se de um fluxo de caixa com entradas e saídas. Você pode colocar o valor da geladeira negativo com a parcela positiva que também dará certo.
  2. A quantidade de parcelas é sempre positiva. Não existe “eu vou lá ontem”.
  3. Com o uso do Excel você perceberá que pode substituir os valores pelas células. Vai colocar a fórmula como =TAXA(B1;B2;B3) e jogar os valores nesses campos (como está na ilustração).

Notas gerais:

  1. Essa mesma conta também pode ser programada na HP12C. É simples da mesma forma. Explicaremos posteriormente.
  2. Sim, existe uma fórmula para o cálculo dos juros, mas nem as escolas ensinam, então não vou ser eu. E já estamos a mais de 10 anos no séc. XXI. Usemos as ferramentas.
  3. Caso tenha disponibilidade, opte sempre pela compra à vista pedindo desconto. No caso bens com valores maiores (carro, por exemplo), você junta a grana para comprar o bem à vista pela metade do tempo de um financiamento.

1 comment so far

  1. […] Essa metodologia já foi abordada aqui. São casos semelhantes e contas equivalentes. Inclusive o caso do Bradesco e o imposto sobre […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: