Dinheirinho sobrou! Que fazer?

Nosso leitor, M.C., de Cabrito Claro, “interior” de Minas, pergunta:

uai sô… tô com um dinheirinho pra guardar… melhor é poupança mesmo?

Prezado MC,
É sempre aquela história, depende do seu perfil, blablabla e tal.

Fosse apenas para salvar uma grana sem um objetivo claramente definido (aposentadoria, comprar carro, uma viagem) é poupança mesmo. Ainda mais para valores baixos. A boa e velha poupança é a parada mais simples que existe e com boa rentabilidade. Sim, algo entre 0,45% e 0,50% ao mês dá entre 5,50% e 6,20% no ano (isento de taxas e de impostos). O foda é que no longo prazo a poupança tem risco de perder da inflação.

A segunda parada mais simples é aplicar em Fundos de Investimento. Mas tem que ter cuidado porque essa porra tem um risco maior, mesmo os chamados Renda Fixa (que pode não ter nada de “fixo” nisso). Quando tiver um tempo entra nos sites de qualquer banco e clica em “investimentos” (geralmente está na página inicial) e depois em “fundos”. Olhei o Bradesco. Saca a bosta que tá a rentabilidade dos fundos com aplicação inicial de 1000 reais.

Clica no nome do fundo e depois em “lâmina”. As taxas de administração comem boa parte do seu rendimento. E você ainda leva uma carcada do Imposto de Renda se precisar resgatar. Cliquei nos 2 primeiros só de sacanagem (ambos com aplicação inicial de 1000 e classificados como baixo risco). Ano passado o Bradesco Net FIC Referenciado DI rendeu 3,54% e o Bradesco Net FIC Renda Fixa rendeu 3,64%. Ambos perderam para a poupança. Até poderiam ganhar, mas…

Ainda existem outras possibilidades como um CDB de banco grande (pouco risco) que irá te pagar um % do CDI (converse com seu gerente), CDBs de bancos menores que irão oferecer um retorno maior mas têm um risco maior como contrapartida, ou ainda, os títulos públicos federais no Tesouro Direto. Mas na boa, fazer grandes malabarismos para um montante pequeno vai te dar trabalho e não muda nada.

Poupança mineira

Poupança mineira

O mais importante é esse primeiro passo que nosso amigo do interior deu. Conheça suas finanças, faça seu fluxo de caixa, registre seus ganhos e suas despesas. Em 2 meses você já terá um mapa da sua situação, conhecerá seus gargalos. O ralo identificado você poderá ajustar as despesas e, finalmente, guardar uma grana. “Ah, mas eu ganho pouco”. Foda-se. Guarda pouco então.

Você pode mandar suas dúvidas pela caixa de comentários mesmo. Mas não garantimos responder.

4 comments so far

  1. Victor on

    Rapaziada tem de começar a tratar a poupança como maconha. É droga leve de entrada para as mais pesadas.
    Mete o resíduo que tiver, mesmo que seja uma interseção do capital de giro, em qualquer aplicação só para acostumar a ver uns centavinhos brotarem do nada e aprender na prática que dinheiro custa dinheiro.

    Como efeito positivo vem o fato de querer aumentar o bolo e poder mandar sempre um “não tenho grana agora porque está investido”. É UMA BELA MANEIRA DE PROTEGER A GRANA MIÚDA DAS MIÚDAS TENTAÇÕES QUE AS MIÚDAS NOS PROPORCIONAM.

    O efeito negativo a lutar contra é entregar-se a isso com um burrismo cego que beira o fanatismo e contrair dívida para… preservar uma poupança. Comum para caralho de acontecer.

    ****
    Belo exercício de probabilidades. Sem saber para que time torce o leitor de Cabrito Claro, o autor não teve dúvidas em colocar uma bela ilustração aludindo ao time mais famoso de Minas Gerais. Chance muito baixa de ter errado. Aposto que M.C. não irá se queixar da foto.

    • Bender on

      Muito brabeira essa de “preservar a poupança”. É a falta que faz uma educação financeira na escola.
      Exemplo típico é o IPTU. Nêgo prefere pagar o carnê o ano inteiro que despoupar no início do ano e aproveitar o desconto (que sempre é maior que a remuneração da poupança).

  2. Matias Ferreira on

    Olha, rapaz, acabou que a pergunta do meu conterrâneo me ajudou aqui.

    Bom saber. Fiz uma reserva e ela já está depositada na poupança. Penso que meu planejamento do ano que vem é fazer a poupança automática para que eu tenha em vista que todo mês irei depositar “X”. Depois parto pra passos mais largos.

    ****

    Gata! E tem um bom motivo pra tirar a blusa.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: