O PIBinho 2012

mantega24.10.08Com grande atraso vamos registrar o PIB brasileiro do ano passado.

O (ainda) Ministro Mantega, que no ano passado falava em pibão com crescimento de 4% a 5%, culpou o cenário externo pelo pibinho brasileiro em 2012 e, após anunciar que o governo fará novas desonerações tributárias este ano, “garantiu” que em 2013 o crescimento da economia brasileira ficará entre 3% e 4%. Você leva fé?

Além de ser inferior aos 2,7% de 2011 e o menor desde 2009 (quando houve queda de -0,3%), o PIB brasileiro de 2012 de 0,9% ficou abaixo inclusive das apostas do mercado (por volta de 1%) e indicou que o crescimento da economia brasileira em 2013 também pode ser menor do que o previsto atualmente (3%).

O ministro da Fazenda é fraco e, dessa forma, estimula qualquer um a falar sobre economia. Assim, logo após a divulgação do pibinho de 0,9%, a presidenta Dilma disse que o Brasil não sofre mais tão fortemente os efeitos das crises econômicas ao redor do mundo pois controlou a inflação dentro do intervalo da meta, reduziu o desemprego e tem US$ 370 bi de reservas. Tudo é verdade.

Basta omitir o controle de preços de alguns setores da economia (interferindo na eficiência das empresas), o aumento dos gastos de custeio governamentais e o custo de manutenção das reservas. Claro! As eleições são logo ali.

2 comments so far

  1. Bender on

    “Basta omitir o controle de preços de alguns setores da economia (interferindo na eficiência das empresas)”

    As 64 empresas que fazem parte do Ibovespa, que é o índice com as ações mais negociadas na Bolsa de Valores do Brasil, viram seus lucros caírem em média 45% em 2012, porem se forem retiradas desta lista apenas Petrobrás, Vale e Eletrobrás, que são empresas que têm algum tipo de ingerência política, a média da queda do lucro das 61 empresas que sobram cai para ‘’apenas’’ 12%.
    Tem sido ruim ser sócio do governo brasileiro.

  2. […] Há uns 2 anos que o governo vinha baixando juros e cortando impostos. Medidas expansionistas com o objetivo de estimular a economia. Qual o resultado? Pibinho do Mantega. […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: