Debate na Internet: Niteroi

Passando o debate dos candidatos à prefeito do Rio agora ao vivo na TV, demos preferência ao debate que rolou no sabado na internet.

Pela primeira vez o Portal G1 transmitiu ao vivo pela internet um debate. O programa piloto ficou com um bom formato.

Debate de presidenciaveis, prefeitaveis e etc, deve ser sem plateia, sem propagandas ou maiores frescurites.

A interatividade ainda pecou com muitas repetições de leitura de perguntas e pouco filtro nos comentarios dos internautas, alguns completamente inuteis.

Mas no geral foi satisfatorio, principalmente a parte final entitulada de pinga fogo, onde o candidato respondia apenas “sim” ou “não”. Alias, o debate poderia ser apenas dessa forma com alguns segundos para cada um justificar seu sim ou seu não.

E o debate em si?

Deitando, rolando e rindo

Pra variar os candidatos não ajudam. Muito prolixos e discursando em rodeios. A primeira parte se resumiu ao embate de quem tem mais ligações com Jorge Roberto Silveira.

A pecha do Jorge Roberto Silveira ficou tão forte nesse ultimo mandato que Felipe Peixoto (PDT) nem se utilizou dos beneficios de um cara eleito 4 vezes prefeito de Niteroi (uma dessas na figura de Jorge Sampaio). Fala de “mudanças” e cita um monte de coisa sem falar nada de substancial.

Rodrigo Neves (PT) na toada de seu ex-companheiro também pouco disse. Salientou que rompeu com JRS desde a outra eleição e mostrou que tem dificuldade de respeitar regras de um simples debate.

Sergio Zveiter (PSB) adotou como tema principal o orçamento da cidade de Niteroi. Segundo Zveiter, a cidade tem um orçamento muito bom e podera fazer muitas coisas boas com a grana… para a cidade, claro.

Ja Flavio Serafini (PSOL) vai resolver todos os problemas da cidade vetando a construção de prédios acima de x andares, acabando com a especulação imobiliaria e bancando a parada do orgulho gay com a grana da Prefeitura.

Para responder as perguntas dos internautas, Rodrigo Neves e o barbudinho do PSOL conseguiram ser repreendidos pela apresentadora com um “responda a pergunta”. O menino azul do PT ainda se superou levando outro no pinga-fogo: “por favor candidato, apenas sim ou não, ok?”

Todos afirmam que farão uma “mudança do modelo atual”, pois tal modelo estaria superado. Mas nenhum sequer diz qual é o modelo atual, muito menos o proximo. Apesar de desanimador, é sempre bom assistir aos debates. Sempre tira-se algo de alguém. O Barecon recomenda. Vote consciente, seja qual for o seu voto.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: