Como conversar com o gerente da sua conta

André Bona é consultor de investimentos e dissertou no Open-Bar sobre as conversas e negociações para alternativas de investimentos com os gerentes dos bancos de varejo, os vendedores dessas lojinhas.

Por André Bona

1) Pergunte sobre CDB. Ele (o gerente) vai te dizer. Aí vc pergunta se realmente vale a pena com juros caindo. Deixa ele responder e prepare suas risadas.

No CDB, vc pode falar pra ele o seguinte: peça a taxa. Ele vai te dar, digamos, 87,5% do CDI. Aí vc fala que tem em outro banco a 100% do CDI. Por que o outro banco paga mais do que ele? Aí ele vai falar que o BB (por exemplo) é seu porto seguro. Aí vc diz: Mas quanto é a garantia do FGC? Se ele souber o que é FGC, pode nao lembrar do valor. Se lembrar do Valor, terá que usar outro argumento. Diversão garantida!

Feira

2) Pergunte depois sobre Previdência Privada (ele vai adorar, porque tem meta disso). Aí ele vai dizer que PGBL é pra quem faz declaração completa (de Impost de Renda) e VGBL é um “investimento”. Aí vc pergunta sobre a taxa de carregamento de quanto é. Se tiver e for de 3 ou 4%, significa que vc aplica e demora seis meses pra empatar o que aplicou. Tipo, vc aplica 100, mas 4 é taxa e 96 é seu. Sendo que já existe a taxa de adm. Se ele te arrumar um sem carregamento, é porque terá carregamento na saída, caso vc resgate em prazo inferior a 3 ou 4 anos por exemplo. Se fode. Dai vc pergunta sobre a tributação. Ele vai te dar duas formas, uma que começa com 35% e vai regredindo até 10% (essa ultima apenas depois do 10o. ano). Mas essa conta é PARA CADA APORTE e não para o total do tempo que vc tá contribuindo. Ou seja, até 4 anos, vc paga acima de 25%. Tá fodido. Lembrando que um fundo de renda fixa ou um outro ativo de RF começa com 22,5% e vai caindo até 15% em 2 anos. Previdência dá pra se divertir bastante. Porque ele vai querer vender essa merda.

3) Agora se vc quiser se divertir mesmo, diga que quer investir em titulos publicos. E se acha melhor a NTN-B (IPCA + sei lá, 5% aa.), LTN (pré-fixada) ou LFT (pós fixada, selic). Ele nao sabe nem o que é nem como compra essa merda.
*Nota Barecon: Tesouro Direto

4) Pode perguntar sobre Seguro de Vida e também o seguinte: cara, eu gostaria de contratar um seguro de vida resgatável. Ele vai dizer que não existe. Aí vc pega ele bonito (por exemplo): BB vende seguros da Mapfre. A Mapfre possui um seguro resgatável irado! Mas o BB nao vende essa modalidade. E detalhe que o BB é parceiro da Mapfre, cuja “fusão” criou o Grupo Segurador. Mas essa modalidade não fica disponível no canal banco, porque banco é canal de varejo, mas em qq corretora, vc compra.

3 comments so far

  1. […] outras possibilidades como um CDB de banco grande (pouco risco) que irá te pagar um % do CDI (converse com seu gerente), CDBs de bancos menores que irão oferecer um retorno maior mas têm um risco maior como […]

  2. carlos on

    Ola, tenho em seguro resgatavel da Mapfre, o ben vivir, mas nao sei quanto do dinheiro que pago todo mes e acumulado pra mim como reserva…vc sabetia informar mais ou menos? Por exemplo, se pago 1000 reais, quanto fica pra mapfre e quanto e guardado pra mim e aplicado? Nao consigo achar essas informacoes. Obrigado

    • Bender on

      Prezado Carlos,
      existem vários planos com modelos de acumulação diferentes em prazos diferentes.

      O ideal é que você consulte a própria Mapfre ou baixe o regulamento do seu plano direto no site da Mapfre.

      Caso as dúvidas persistam, contacte o corretor de seguros que lhe vendeu o produto, pois certamente esse tipo de produto é vendido de maneira personalizada e vai poder te auxiliar melhor, inclusive te mostrar como o produto se encaixa no seu planejamento financeiro.

      Podemos te indicar um consultor financeiro. Caso manifeste interesse vou entrar em contato com vc por email.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: