Selic em 8% a.a.

O Banco Central do Brasil (Bacen) baixou hoje mais meio ponto percentual na taxa basica de juros da economia, que atinge um novo menor nivel historico. Foi a oitava queda seguida. Agora o governo usa os meios corretos para tal movimento (não pode-se baixar juros por decreto). Ja se a redução é eficaz ou não é outro papo.

Ficou ainda mais claro que a preocupação é com o desaquecimento da economia. Ha exatos 12 meses a Selic estava em 12,5% e tais reduções devem começar a serem sentidas, dado que os bancos captam mais barato e, podem emprestar mais barato.

O Bacen mostra ainda apetite para novas reduções da Selic. A industria agradece. Os contribuintes também, ja que a cada 0,50% de queda da taxa basica, o governo deixa de pagar algumas dezenas de bilhões de Reais em juros da divida publica. Quem sabe não rola uma aliviada na carga tributaria.

Bom… o caminho esta desenhado. O Barecon so espera que quando a crise europeia se resolver e a economia ganhar um bom ritmo novamente, os manés não venham com papo de aumento dos juros. Existem muitos outros instrumentos de politica monetaria para controle inflacionario. Perguntem aos teoricos cientistas politicos economicos.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: