Santander: Taxas de Juros

JUNTOS!!!

Recebi o panfleto ao lado de uma simpática moça, em dia útil e horário comercial, na avenida mais movimentada do centro da cidade.

Lembrei daqueles papeizinhos “Dinheiro Fácil” que mal-encarados entregavam há pouco tempo. Achei bacana, nessa onda de queda dos juros, o Banco Santander assumir sua posição de agiota legalizado.

Como é de praxe nesses panfletos da agiotagem formal, não estão explícitas as taxas de juros para esses empréstimos. O Barecon se deu ao trabalho de jogar numa planilha todos os montantes, prazos e prestações desse panfleto para cada uma das 3 categorias expostas para, dessa forma, chegar na taxas cobradas.

Taxa de Juros é função, entre outras variáveis, do Risco, com relação direta. Ou seja, quanto maior o risco maior a taxa praticada.

Para o Santander, o funcionário municipal é o melhor pagador. Nenhum desses empréstimos para quem trabalha na Prefeitura do Rio, em qualquer prazo e montante, passam dos 2% ao mês. Já para os empregados do governo do estado, todas as taxas ficam pouco acima de 2,5% ao mês. E quem recebe seus proventos pela Previdência Social tem uma dispersão maior das taxas, que vão de 2,3% até 6,7% ao mês. É a face cruel do mercado, o aposentado tem menos tempo para pagar o empréstimo, o que acaba por refletir na taxa.

O ponto central nem é o perfil dos clientes que o Santander deseja atingir, mas o nível dessas taxas de juros* de hoje depois da panaceia alardeada de redução dos mesmos. Mudou alguma coisa?

* Tais taxas já são mais baixas pois os 3 grupos acima recebem do funcionalismo público, onde o risco de calote é menor.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: