É Renda Fixa, segundo o Ministro

No início desse mês de março o Copom cortou os juros em 75bps (decisão não unânime) surpreendendo grande parte do mercado. A decisão reduz o diferencial de juros SELIC-FEDFUND e contém, em parte, a apreciação cambial, o que acaba por impulsionar a atividade econômica a um ritmo mais acelerado. Além disso, podemos considerar que a faixa da inflação entre 4,5% e 6,5% deve estar sendo bem aceita tanto pelo Bacen quanto pelo governo.

Já em meados do mês, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou publicamente que o câmbio no país é administrado e reiterou que irá adotar várias medidas para conter a valorização do real, que vem prejudicando a indústria nacional. Além disso, o Ministro informou que a taxa Selic (9,75% hoje) vai convergir para o nível da TJLP, atualmente em 6%.

Nesse sentido, o dólar saiu de R$ 1,71 no início do mês e opera acima de R$ 1,81 hoje, 25 dias depois. Uma valorização da moeda americana frente ao Real de 5,85% nesse período.

Porém, apostar no dólar é pra quem tem sangue frio. Com tal preocupação do governo com a indústria, a moeda americana deve retomar sua tragetória de depreciação em breve. Para quem investe em Títulos Públicos, a hora é de arriscar mais em papéis pré-fixados (LTN, NTN-F), já que os indexados aos juros (LFT) vão cair. Já quem gosta de fundos, deve sair paulatinamente dos DI e buscar alguns de Renda Fixa. Tudo isso foi o que o ministro disse. Quem somos nós

5 comments so far

  1. Victor on

    Malditos!!!

    • Bender on

      Nada é garantido. Qualquer espirro da inflação nêgo se caga todinho e muda tudo.

  2. andrebona on

    Eu acho que vale também, via fundos, alocar em fundos referenciados em indices de inflação. Pelo seguinte: a rentabilidade dos DI será uma merda. Sendo assim, ao menos, garante-se a preservação do poder de compra.

    • Bender on

      Nos títulos são as NTN-Bs, indexadas ao IPCA.

  3. andrebona on

    Sobre a surpresa do mercado, no dia da reunião, vi um relatório do Pactual apontando a queda de 0,75%… No dia pensei: cacete! E depois veio a reunião e a divulgação. Os caras são fodas… ou a info privi vazou.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: