Medidas do governo para aquecer o consumo

Dezembro chegou. Papai Noel batendo a porta. Depois de reduzir em meio ponto (de 11,5% para 11%) a SELIC, o governo soltou as novas medidas e explanou para onde apontou suas armas: o desaquecimento.

Medidas adotadas

  • Redução do IPI para linha branca. Fogões: de 4% para zero; refrigeradores: de 15% para 5%; lavadoras de roupa: de 20% para 10%; tanquinho (seja lá o que for): de 10% para zero
  • Redução de IOF para o financiamento à pessoa física de 3,0% para 2,5%;
  • Redução de PIS/Cofins para massas (trigo, pão) de 9,25% para zero. Teremos rabanada;
  • Redução do IOF para investidor estrangeiro que investir na bolsa e debêntures (com prazo acima de quatro anos) de 2% para zero;

PRESSÃO

A redução do IPI para linha branca é o mesmo procedimento adotado ano passado quando o país teve um forte crescimento (também por conta da fraquíssima base 2009).

Já a redução de meio purça do IOF pra pessoa física mostra a mudança do pensamento do governo com relação à primeira metade do ano, quando o imposto dobrou de 1,5% para 3%. O IOF pros gringos também já abordamos e a conclusão é semelhante.

As medidas são focadas em reduções das alíquotas dos impostos para estimular o consumo interno e evitar uma desaceleração mais forte da atividade doméstica, em vista dos sinais de maior contaminação da economia brasileira pelo contexto econômico global desfavorável.

O governo quer garantir um crescimento de 5% em 2012, segundo ele mesmo. Dado que já conta com o teto da meta de inflação, parece não estar muito preocupado com o antigo monstro. Porém tais medidas para o Natal 2011 podem aquecer os preços e comprometer o superávit primário em 2012.

2 comments so far

  1. […] uns 2 anos que o governo vinha baixando juros e cortando impostos. Medidas expansionistas com o objetivo de estimular a economia. Qual o resultado? Pibinho do […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: