MF Global – caiu a primeira

Desonestidade ou incompetência?

Como examinado aqui no Barecon há 3 dias, a crise na Europa não está perto de uma solução. A MF Global pediu arrego e entrou com pedido de concordata na justiça americana para, pelo menos, congelar sua dívida.

Foi-se a primeira vítima. Bom, “vítima” é expressão, pois são assim chamadas pelo envolvimento forçado numa situação de desconhecimento do ocorrido. Difícil imaginar que Jon S. Corzine, CEO da MF Global, não sabia o que estava fazendo. Ao comprar títulos da dívida soberana europeia que pagavam mais, sua corretora e/ou seus clientes estariam mais expostos. Famosa relação risco-retorno.

Dessa vez, parece que a Instituição que especula no mercado vai pro saco mesmo. O FED ficou inibido pelo nosso alerta e já suspendeu a MF Global das operações nos EUA. Mas pelo tamanho da Instituição não deve abalar tanto quanto foi a quebra do Lehman Brothers em 2008.

Apesar da iminente derrocada, fica a dúvida da posição dos diretores dessas Instituições. O que leva uma corretora a quebrar? Os donos do Lehman estão numa pior? Bom… a responsa é do cotista, seus clientes, o trader seria apenas o intermediário. Ok. Mas sem dúvida deveria haver uma investigação mais densa nesse aspecto.

1 comment so far

  1. Andre Bona on

    Quando puder dá uma olhada no novo lay-out que vai pro ar já já. O conceito é de revista eletrônica: http://www.andrebona.com.br/site


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: