“Agregar Valor” já não agrega

Praia, gostosa, água de coco - agregando

Um professor nos tempos de escola insistia em fazer uma afirmação: “esse é um tema importante”, dizia. A cada explicação o fardo se repetia. Nem vou entrar na questão de que tudo que um professor explica sobre a matéria é (ou deveria ser) importante. Mas chamava tanto a atenção que certo dia anotamos quantas vezes o magistrado disse seu chavão. Foram muitas vezes, não lembro quantas, só lembro que já não prestava atenção nas explicações sobre o que lecionava.

Hoje, em reuniões, seminários, palestras, cursos, conferences calls, no mundo corporativo, é intrínseco a qualquer profissional explanar num certo momento o “agregar valor”. Seja ao produto, seja ao cliente, ao processo, às tarefas… todos querem agregar valor. Quando começam a soltar um “agregar valor” atrás do outro, volto para a infância, começo a contar e a não prestar mais atenção no tema relevante.

Alguns já notaram o clichê que virou o termo. Outros tentam explicar da forma errada. Dizem que “agregar valor” é gerar valor para um bem ou serviço, ou confundem o termo com tecnologia ou industrialização. Deve-se partir a expressão para analisá-la.

“Agregar” é mole. Quer dizer reunir, juntar ou acumular, e não gerar. Mas o problema maior é a definição de “valor”. O valor é discutido desde Smith, Ricardo e Marx. A quantidade de trabalho empregada na produção definiria o valor da mercadoria, segundo os teóricos. Já outros malas, atribuem a utilidade e/ou raridade do produto para definir o valor. Tudo uma bobajada só. Qualquer produto ou serviço por mais trabalhoso, útil ou raro não terá valor nenhum se ninguém quiser.

O “valor” se define na nossa famosa relação Demanda x Oferta. A definição do valor se dá pelo mercado. É provável que cada mercadoria, serviço, cliente, processo… tenha uma forma particular de definir seu valor. É mais complexo do que parece.

“Agregar Valor” pode ser qualquer coisa. Virou pleonasmo. Evite.

1 comment so far

  1. […] preços”? Lembrou-me da questão de se estabeler o Valor. Mas, como já observamos, esse é dado pelo próprio mercado, que Sarkozy quer controlar, mas diz que […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: