Panamericano quebra SBT

Vai curtir os milhões Sr. Abravanel

Os comandantes do Banco Panamericano, do Grupo do Silvio Santos, resolveram se utilizar de artimanhas contábeis para alterar alguns resultados, ou seja, fraude.

Silvio recorreu ao Fundo Garantidor de Crédito, associação privada dos próprios bancos, para solicitar um empréstimo. Porém, o buraco é mais embaixo. Tais manobras nos balanços não começaram ontem, mas há 3 ou 4 anos. O Panamericano necessita da bagatela de R$ 2,5 bilhões.

Para conseguir o gigante volume, Silvio colocou o SBT, o Baú da Felicidade e outras de suas empresas como garantia. Até aí problema dos sócios. Se quebrar mesmo, o Panamericano não será o primeiro nem o último. Como também não será o único banco que se utilizou de arranjos no balanço ou de apostas erradas. Mas chama a atenção 3 evidências:

  • A Caixa Econômica Federal comprou 49% do Panamericano. Não cobramos um “pente fino”, mas não saber que está comprando metade de um banco falido é sacanagem.
  • O Banco Central do Brasil é o agente fiscalizador dessa bagaça, atua com fervor no mercado e tem profissionais qualificados. Onde estava nesse tempo todo?
  • A Comissão de Valores Mobiliários rege o mercado de títulos no Brasil, além de também ter papel fiscalizador. Mas só ontem apareceu na história.

Em comum, as 3 instituições são governamentais. Esperamos que Lula não venha com papo de dar uma ajuda pro companheiro Silvio.

5 comments so far

  1. Victor on

    Panamericano e fraude

  2. Bancos do Povo on

    […] Má ôôêêêêê […]

  3. Yasmin Kuhnert on

    Finalmente, no acaso dos acasos eu caí aqui e foi o melhor jeito de começar o domingo. Li muitos posts. Gostei do tom e de tudo que li. Ótimo blog. Nada melhor para uma pessoa interessada em economia e afins.

  4. […] quebra do Panamericano fez surgir mais uma oportunidade. Nessa semana Esteves abocanhou uma fatia do banco que agora não […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: