Novo aumento do IOF pros gringos

Cada vez mais preocupado com o enfraquecimento do dólar (somos inocentes e acreditamos nisso, e não em motivo eleitoreiro), o governo elevou novamente o IOF sobre entrada capital estrangeiro destinado para renda fixa, de 4% para 6% (estava em 2% no início do mês). Além disso, o depósito de margens de garantia por não residentes na BM&F (mercado futuro) passou de 0,38% para 6%.

A melhor medida que o Ministro já providenciou

Guido Mantega taxou a gringalhada para encarecer o investimento no Brasil e tentar reduzir a entrada de capital estrangeiro no país. Quanto mais dólar entra, maior é a oferta de verdinhas aqui e, por consequência, seu preço cai.

Acontece que americano sabe fazer conta. Será que vão deixar os vultosos 10,75% daqui para ficar com 0,25% de lá? Não me pergunte por que, mas a taxa de juros brasileira continua uma das maiores do mundo mesmo o país, hoje, tendo uma baixa percepção de risco.

Talvez a medida até os empurre para aplicações mais longas, mas é difícil apostar numa queda brusca e duradoura dos fluxos. Quanto ao câmbio, se houver algum efeito, deverá ser pontual já que os fundamentos que apreciaram o Real continuam presentes. Além dos já citados diferencial de juro e baixo risco, temos o alto crescimento econômico em relação às economias desenvolvidas.

3 comments so far

  1. Brasil é BBB!!! « Barecon on

    […] só não está sendo mais forte por causa dos receios de que o governo poderá elevar ainda mais o IOF ou até mesmo aplicar quarentena sobre o capital externo. « As Ações da Light […]

  2. […] relação à primeira metade do ano, quando o imposto dobrou de 1,5% para 3%. O IOF pros gringos também já abordamos e a conclusão é […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: