Moral da formiga Parte 2: Bombril

Marketing de Guerrilha

Falamos da chegada da 2ª maior rede americana de fast food no Brasil. Mas podemos também perceber que o descuido de empresas já aqui instaladas há tempos, pode acarretar no mal da formiga.

Quando moleque, não tinha escolha, era obrigado a ir ao supermercado. Observava aquelas antigas gôndolas dos pacotes de Bombril, que tinham abertura em cima e saiam em baixo, onde simulava-se um basquete e levava esporro materno. Hoje, não sou obrigado mas tenho que ir. Notei que tais gôndolas não existem mais e o 1001 utilidades divide espaço nas prateleiras com outras marcas.

A Assolan entrou com forte campanha de marketing e acabou ganhando espaço no monopolizado mercado de lã de aço no Brasil. Mas comemorou o aumento de vendas logo após uma campanha de propaganda, quando é preciso fechar um período.

Não foi Assolan que abalou o Bombril

O caso é que nerds americanos doutores em químicas da empresa DuPont, fazendo uma porrada de experimentos há vários anos com a grana que investem em P&D, descobriram um composto que chamaram de teflon.

Pra variar os norte-americanos não titubearam e patentearam.

Encontramos uma definição:

Teflon®, marca registrada da DuPont para as suas resinas fluoradas e aplicações de revestimento incluindo mas não ficando limitada a polímeros fluorados produtos químicos fluorados películas protetores de superfícies e de tecidos

Não sei o que quer dizer. Mas sei que funcionou.

Fato é que a Bombril, marca que se confundia com o próprio produto, sentiu. A empresa teve que se readaptar e hoje tem um variado leque de produtos de limpeza. Assim como a Assolan que é da Hypermarcas. O mercado de palha de aço não vai acabar nos próximos dias, mas seu potencial de crescimento hoje é reduzido.

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