Real Valorizado

 

Está mais caro gravar aqui

Abrindo agora a pouco a página do Globo on line, levei um susto. A manchete dizia “governo tomará medidas contra a desvalorização do real“. Como o Mantega tem a fama que tem, fiquei na dúvida e cliquei na matéria. Felizmente, dessa vez  não foi nosso Ministro, o erro foi do editor do Globo.

Fizemos então uma conta de padaria. Utilizando como base o ano de 1999, quando a paridade do real pro dólar estava em torno de 1:1, deflacionamos a taxa com o diferencial da inflação brasileira com a norte-americana. Ou seja, Índice de Preço ao Consumidor Amplo e Consumer Price Index no Excel de 99 até 2009, um menos o outro e atualização do fator 1 (câmbio de 99) até 2009. Resultado = 1,58.

Traduzindo: a taxa de câmbio de 1,58 representaria hoje a mesma paridade (poder de compra da moeda) de 1999 quando estava 1:1. Quem estava vivo nessa época vai lembrar como era forte a nossa moeda. Quem tinha dívida em dólar vai lembrar (e chorar) mais ainda quando houve a maxidesvalorização em janeiro daquele ano.

Enfim, como o câmbio hoje está 1,72, podemos dizer que o Real efetivamente está valorizado, mais 7 purça e chega no virtual 1,58 (1:1). É a alegria para quem importa, pra galera que quer viajar pra fora e, ao mesmo tempo, ruim para o turismo interno (é normal jantar em SP com preço de Paris) e o terror dos exportadores brasileiros.

É Sampa, não NY

 

4 comments so far

  1. Victor on

    Cortarei as despesas no Steak à partir de hoje.

  2. […] Mercado | Tags: Impostos, Mercado de Câmbio, Mercado Financeiro | Cada vez mais preocupado com o enfraquecimento do dólar (somos inocentes e acreditamos nisso, e não em motivo eleitoreiro), o governo elevou novamente o […]

  3. Brasil é BBB!!! « Barecon on

    […] do nível acima do piso do grau de investimento. A moeda americana está em torno de R$ 1,61 (próxima ao piso que o Barecon estimou em setembro de 2010)  e a cotação deve cair ainda um pouco […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: