Aproveite a maré e viaje

Gastando

Aproveitei as férias e viajei um pouco. Fui gastar meu já escasso dinheiro. Gastei tudo que levei e mais algum (valeu AMEX).

A quantidade de brasileiros no exterior é notória (em Buenos Aires é enxurrada). Assim, verificamos a “Balança de Viagens Internacionais brasileira”, dados disponíveis no site do Banco Central. Utilizamos apenas dados de turismo, medida para excluir viagens de empresários bancadas por empresas e as mamatas da máquina estatal.

Resultado: Efetivamente os gastos de brasileiros no exterior nunca estiveram tão elevados. Julho de 2010 registrou o maior nível de despesas de brazucas lá fora (US$ 1,5 bi) desde que esse levantamento mensal é feito (há algumas décadas).

Fonte: BCB – Depec

As despesas de brasileiros no exterior aumentaram 360% nos últimos 10 anos. Num período mais curto, os 7 primeiros meses desse ano estão 57% superiores ao mesmo período de 2009.

Motivos: i) crescimento da renda no Brasil. Bom momento da economia local, uma das menores taxas de desemprego na história do Brasil, mais gente trabalhando e mais grana no bolso para supérfluos (viagens de lazer); ii) desvalorização do dólar.  A moeda norte-americana mais barata deixa passagens aéreas e diárias em hotéis (cotadas em dólar) mais acessíveis.

A balança de turismo deficitária brasileira não é nenhum fim do mundo. Indica apenas que brasileiro está gastando mais em outros países do que gringos estão gastando aqui. Vai na onda e aproveita o momento. Vai esperar uma recessão e/ou o dólar subir?

5 comments so far

  1. Victor on

    O Serra ontem no JG já disse que gostaria que o dólar subisse.
    Citou até que brasileiros preferem passar férias em Miami que no Nordeste.

    • rkbender on

      O careca tá dando uma de nacionalista? hehehe…
      Assisti à entrevista do Serra como vi a da Dilma na segunda: sem dar muita importância (por quê?)

      Não conheço essa pesquisa pela preferência, mas falo por mim. Miami tenho vontade de conhecer, e o que eu conheci do Nordeste (Bahia) não faço questão de voltar.

  2. Real Valorizado « Barecon on

    […] está valorizado (mais 10 purça e chega no virtual 1:1). É a alegria para quem importa, pra galera que quer viajar pra fora e, ao mesmo tempo, ruim para o turismo interno (é normal jantar em SP com preço de Paris) e o […]

  3. Thiago on

    Gostei do artigo …. hehehe … bela foto do dinheiro ….


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: