Ainda PIIGS…

Situação no vermelho

A Espanha (Spain) parece ter ficado com inveja do pacote à Grécia e hoje houve rumores (já desmentidos por Zapatero) de que o “S” dos piigs também iria pedir um help pra UE.

Bom, o mercado vai na onda do mercado, a aversão ao risco aumenta, investidores vendem seus papéis mais arriscados, correm para ativos mais seguros (como treasuries e ouro) e as principais bolsas européias fecham de -2,5% para baixo.

Os piigs nos contaminaram hoje com Ibovespa fechando a -3,5% e até os States com -2%. Os porcos europeus nos mostram que, nos dias atuais, uma crise local ou mundial não faz muita diferença.

12 comments so far

  1. Serginho Valente on

    Acho que neste aqui a gente sai menos na porrada.

    Reduzi drasticamente minha posição na Bolsa, sinto cheiro de tragédia no ar. Acho que só volto depois das eleições.

    • rkbender on

      Hahaha… sei não heim…

      Eu sei que vc desenvolveu seu olfato depois da surdez, mas eu não sinto cheiro de nada. Tem gente aumentando a posição em bolsa. Dizem que está barato. O mundo ia acabar na crise MUNDIAL de 2008, não aconteceu. Será que a crise grega vai dar conta disso?

      • Serginho Valente on

        Barato tá. A Petrobrás está tentadora, por exemplo, se não levarmos em conta as especulações. Mas eu vou ficar na encolha.

        Se tudo ficar bem, eu deixo de ganhar um dinheirinho, mas ainda volto pra ganhar uns trocados. Se tudo desandar, eu volto fazendo a limpa e ganho mais.

        Não vou arriscar é tomar a trolha que eu acho que vai vir por aí. O problema não é a “crise grega”, é a crise européia, logo após a crise americana.

        Quando você toma um caixote, a onda seguinte nem precisa ser tão grande pra te derrubar. E olha que a onda dos porquinhos não é marola não…rs.

  2. Serginho Valente on

    Só estou na dúvida se compro dólar.

    • rkbender on

      Eu só compraria dólar se tivesse com uma viagem em vista.

  3. rkbender on

    Como disse no outro post, não acho que a Grécia vá pro saco. O custo de salvar agora é bem menor do que sanear depois.
    Vou levar a crise européia mais a sério quando uma Alemanha, Inglaterra ou França mandarem um rebolation.
    Por enquanto são especulações, e essas fazem alguns papéis hoje (como Telemar) estarem no nível de preços do auge da crise mundial de 2008. Aqueles que acham um exagero isso aproveitam para comprar e realizar um lucro daqui uns dias.

    O que importa é pegar o vento certo. Se deu bem com a bolsa na maré de 2009 apenas quem não estava no caixote de 2008. Quem levou esse caixote, apenas recuperou parte.

    • Serginho Valente on

      A questão é: A Grécia quer ser salva? O povo grego não parece muito disposto ao salvamento, por enquanto.

      O problema é que se a Grécia não paga a dívida, ferra todo mundo.

      “Se deu bem com a bolsa na maré de 2009 apenas quem não estava no caixote de 2008.”

      Perfeito. Eu que não vou me arriscar a tomar caixote. Prefiro deixar de ganhar alguns trocados.

      *****

      Sobre o dólar: Não sei, se der merda na Europa + as eleições aqui, acho que pode subir. Além de não acreditar que caia mais durante um bom tempo.

      Sem falar que os EUA ainda vão ter que, uma hora ou outra, aumentar os juros por lá.

      • rkbender on

        Não tem muito “povo” nessa. A Grécia (governo) precisa ter capacidade para pagar sua dívida, ou seja, precisa fazer um ajuste fiscal e, para isso, precisa ter grana. Coisa que não tem hoje.

        Exato. A atitude mais coerente agora para quem não quer correr muito risco é estar fora da bolsa. Uma migração para papéis pós-fixados é recomendada devido à expectativa de aumento dos juros nas próximas reuniões do COPOM.

        ****

        Dólar é mais complicado ainda que a bolsa. Muitas variáveis influem. Mas é bem provável que os EUA também aumentem os juros mesmo.

  4. rkbender on

    Depois vejo como faço pra não limitar o “reply” a 3 respostas.

  5. Serginho Valente on

    Dólar +5%
    Bovespa -3%

    Hehehehe


Deixe uma resposta

